HIDROGINÁSTICA E OS PRINCÍPIOS HIDRODINÂMICOS

Olá. 
Vamos conhecer um pouco sobre os princípios hidrodinâmicos existentes na água e sua relação com nossas aulas de Hidroginástica? 
Boa leitura e bons estudos!



 Princípios hidrodinâmicos
    O ambiente aquático é repleto de particularidades que são princípios os hidrodinâmicos e as propriedades físicas que explicam as especificidades da água. Segundo Luz (1999) e Correa e Massaud (1999), os princípios mais importantes a serem considerados são: empuxo, impacto, pressão hidrostática, resistência, temperatura, equilíbrio, turbulência, fricção e velocidade.
    O empuxo é a força oposta a gravidade que atua sobre o corpo de baixo para cima diminuindo o peso corporal proporcionalmente a seu nível de imersão, facilitando assim a movimentação no meio líquido.
    O impacto é o princípio regido pela lei física da ação e reação, na qual o corpo responde de forma igual a uma força aplicada sobre si mesmo. Na água o impacto desta força é reduzido, variando de acordo com o volume de água que recobre o corpo, podendo ser classificado de três formas:
a.     baixo impacto: exercícios realizados com o apoio ou com o deslizamento de um dos pés, sem projeção do corpo para a vertical.
b.     alto impacto: neste tipo de exercício perde-se o contato com o solo, projetando-se o corpo para cima através de saltos e saltitos.
c.     sem impacto: exercícios realizados sem o apoio dos pés no solo, requisitando dos praticantes maior controle corporal dentro da água.
    A pressão hidrostática é a propriedade regida pela lei de pascal definida como a pressão exercida pela água sobre a superfície de cada parte submersa do corpo, em determinada profundidade, sendo aumentada pela densidade e profundidade (com o aumento da profundidade a pressão também é aumentada). A pressão hidrostática é responsável pela maior parte dos benefícios para os praticantes de hidroginástica. Este princípio provoca um agradável massageamento, estimulando a circulação periférica, além de melhorar o funcionamento do aparelho respiratório por aumentar a resistência sobre a caixa torácica, recomendando-se esse tipo de atividade para pessoas com doenças respiratórias.
    A resistência é responsável por formar uma espécie de “barreira” que retém o movimento tornando sua execução mais difícil, pois esta produz uma sobrecarga natural sobre o corpo, aumentando assim o esforço do aluno e a dificuldade do exercício. A resistência está dividida em três tipos:
a.     resistência de superfície: ocorre com o contato direto do corpo na água.
b.     resistência de forma: oposição criada entre a área transversa de um corpo a frente do fluxo do líquido.
c.     resistência de onda: conhecida também como aspiração posterior.
    A temperatura da piscina também exerce grande influência na realização dos movimentos durante as aulas. Recomenda-se uma temperatura entre 27° e 31° C, propiciando assim um ambiente agradável e relaxante para as aulas. A temperatura da piscina é um fator indispensável, devido à capacidade da água de conduzir calor que é 25 vezes maior que o ar, resfriando o corpo constantemente, diminuindo assim o estresse durante o exercício.
    O equilíbrio do corpo dentro da água para ser mantido é necessário que as forças de flutuação e gravidade sejam iguais para que não ocorra movimentação, caso contrário o corpo realizará movimentos rotatórios.
    A turbulência é criada quando a pressão é reduzida pela movimentação na água, causando uma desordem no meio líquido, ocorrendo assim a formação de redemoinhos criados através do deslocamento. Este fator é influenciado pela velocidade do movimento e pela forma do corpo.
    A fricção é o atrito que o corpo sofre ao entrar em contato com a água, o que mobiliza um maior gasto calórico, sendo até 790 vezes maior na água em relação ao ar, tornando o movimento mais lento quando realizado na água.

    A velocidade de um corpo no meio líquido é maior quando este se encontra na posição horizontal devido à resistência que é aumentada quando o corpo adota a posição vertical, mobilizando assim um maior volume de água, dificultando a realização do movimento.
   A hidroginástica é uma atividade prazerosa que proporciona inúmeros benefícios a saúde, podendo ser praticada em qualquer faixa etária sem contra-indicações, sendo também bastante diversificada, com a utilização de diversos equipamentos e tendo diferentes abordagens.

Até breve!!
Se precisar sair, use MÁSCARA!!

Fonte: https://www.efdeportes.com/efd161/principios-hidrodinamicos-para-o-ensino-da-hidroginastica.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA 1 - ALONGAMENTO