NATAÇÃO


Cuidados com os ouvidos durante a natação


Cuidados com os ouvidos durante a natação

Quando se trata da saúde auditiva, o melhor remédio é a prevenção. Por isso, da próxima vez que você for para a piscina, certifique-se de tomar alguns cuidados com os ouvidos para manter a água longe das orelhas. Confira algumas maneiras simples a seguir:


1. Use tampões

Os tampões para ouvidos (próprios para natação) podem ser verdadeiros salva-vidas para quem adora dar um mergulho. Eles são feitos para se moldar de acordo com a forma de cada ouvido, criando uma barreira que mantém a água afastada. Os modelos de silicone, por exemplo, são bem macios e podem ser lavados e reutilizados.


2. Verifique a água

Especialmente no caso de piscinas, é importante inspecionar a água antes de nadar. Isso porque algumas piscinas não são tratadas da maneira correta, facilitando a proliferação de bactérias perigosas. Portanto, sempre verifique se a água está limpa e com cloro.

Também é válido conferir a qualidade da água da praia, rio ou lago e evitar a água estagnada.


3. Seque os ouvidos

Sempre limpe e seque os ouvidos após a natação. Para isso, você pode utilizar um secador de cabelo com a temperatura baixa. É importante manter uma distância segura - pelo menos 30 cm das orelhas - para não prejudicar sua saúde auditiva.


Como remover a água dos ouvidos

Mesmo seguindo os cuidados com os ouvidos, ainda pode entrar um pouco de água no local. Nesse caso, existem algumas soluções simples para remover a água e evitar complicações:

  • Incline a cabeça: vire levemente a cabeça ou deite-se do lado em que a orelha está entupida. A gravidade vai fazer o restante do serviço e eliminar a água. Se não resolver, basta adicionar um pouco de pressão no ouvido;

  • Use vapor: faça uma compressa quente ou tome um banho com bastante vapor. Isso pode ajudar a abrir as trompas de Eustáquio e permitir que a água escoa;

  • Use álcool e vinagre: misture partes iguais das duas substâncias e aplique no ouvido com um conta-gotas. Isso ajuda a dissolver a cera e evaporar a água;

  • Peróxido de hidrogênio: o produto é vendido nas farmácias e é aplicado com um conta-gotas, assim como a mistura de álcool e vinagre.

    Viu como a natação pode ser uma atividade prazerosa e divertida? Desde que você tenha os devidos cuidados com os ouvidos, a natação não apresenta grandes riscos de infecções e perda auditiva. Por isso, siga todas as dicas acima para preservar a sua saúde auditiva e aproveite!


Analistas de Esportes

#fiquememcasa

Fonte: https://www.direitodeouvir.com.br/blog/cuidados-com-ouvido-natacao



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA 1 - ALONGAMENTO