INICIAÇÃO ESPORTIVA

INICIAÇÃO ESPORTIVA

A criança precisa de estímulos para um melhor desenvolvimento, e no esporte isso não é diferente. Os programas de iniciação esportiva, se bem orientados, podem proporcionar diversos benefícios motores, sociais e cognitivos, e para que isso ocorra sem trazer traumas ou precocidade no processo, deve ser feito de forma lúdica e apresentando atividades variadas e multiesportivas. Por isso a proposta das nossas aulas no CEU Heliópolis é oportunizar o maior número de vivências esportivas possíveis para o aluno, trabalhando o corpo de maneira global.

A iniciação esportiva pode ser definida como o momento em que a criança começa a prática sistemática de um ou mais esportes, porém para que os benefícios aconteçam, esta tem que ser realizada considerando a fase de desenvolvimento do iniciante.

Um dos primeiros esportes, que serve como base para todos os outros é o atletismo. Dentro dele há diferentes possibilidades, devido a ampla quantidade de provas existentes nessa modalidade. Conseguimos trabalhar com o correr, lançar, saltar, habilidades básicas e que ajudam no desenvolvimento de outros esportes.

 Um pouco sobre a história do atletismo

A corrida era o principal esporte praticado na Grécia Antiga, sendo ela a primeira modalidade introduzida nos Jogos Olímpicos.

No Brasil, o atletismo consolidou-se em 1914, quando a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) filiou-se à IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo). No mesmo ano, o país participou pela primeira vez de um torneio olímpico, nos Jogos de Paris. Em 1952, Adhemar Ferreira da Silva conquistou a primeira medalha de ouro em salto triplo para o Brasil, o que aconteceu nos Jogos de Helsinque, na Finlândia.

O atletismo é composto por seis provas oficiais, com equipes masculinas e femininas: 

 • Corridas: rasas, com barreiras, com obstáculos

• Marcha atlética

• Revezamentos

• Saltos

• Arremesso e Lançamentos

• Combinada

 Em cada uma dessas provas há modalidades diferentes. Tais modalidades se diferenciam, por exemplo, pelo tamanho dos percursos e equipamentos utilizados.

Para as corridas, existem as de curta distância (corridas rasas), longa distância (fundo), com barreiras e com obstáculos.

Vamos falar mais sobre o atletismo nas próximas postagens. Hoje vamos parar na corrida e propor uma atividade, que pode ser feita em casa.

PROPOSTA:

Separe alguns objetos (pode ser garrafas ou potes plásticos, rolos de papel higiênico, canetas, alguns brinquedos) cuidando sempre para que sejam objetos seguros e não ameacem a integridade física. Peça ajuda de um adulto para separar os objetos. Utilize duas cadeiras, afastando a uma distância possível (uma no início e outra no final do percurso) para que ocorra uma pequena corrida entre elas. O objetivo da atividade é transportar, um por um, os objetos de uma cadeira a outra no menor tempo possível. Faça uma vez, cronometrando o seu tempo e depois se desafie a fazer a mesma tarefa, tentando diminuir o seu primeiro tempo. Você pode desafiar outra pessoa também (alguém que more na sua casa).

Divirta-se!

 

Fontes:

https://www.efdeportes.com/efd173/os-efeitos-da-iniciacao-esportiva.htm

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/educacao-fisica/atletismo#:~:text=os%20atletas%20competem%20em%20dez,heptatlo%20%C3%A9%20espec%C3%ADfico%20para%20mulheres.

 
ANALISTAS DE ESPORTES

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AULA 1 - ALONGAMENTO