FREVO

Ritmo musical e dança brasileira com origem no estado de Pernambuco no fim do século XIX. Sua música baseia-se na fusão de gêneros como marcha, maxixe, dobrado e polca, e sua dança foi influenciada pela capoeira. Foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO no ano de 2012, sob a designação “Frevo: Arte do Espetáculo do Carnaval do Recife”.

Com o decorrer do tempo ganhou características próprias. Extremamente acelerado, animado e muito executado durante o carnaval, a dança do frevo foi utilizada inicialmente como arma de defesa dos passistas, remetendo diretamente a luta herdada da capoeira, que faziam uso de porretes ou cabos de guarda-chuvas como arma contra grupos rivais. Depois, pela necessidade de imposição e do nacionalismo exacerbado no período das revoluções Pernambucanas, que foi dada a representação da vontade de independência na dança frevo.

A dança pode ser de duas formas: quando a multidão dança, ou quando passistas realizam os passos mais difíceis, de forma acrobática. Possui mais de cento e vinte passos catalogados. Os músculos mais requisitados nos passos são os das pernas e do abdômen.

Abaixo trazemos um vídeo de uma coreografia que ficou em segundo lugar no Festival de Petrópolis, e outro vídeo com cinco passos simples do Frevo.

Divirtam-se!




Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Frevo#Origem

https://www.youtube.com/watch?v=GfqLfKFAwVk

https://www.youtube.com/watch?v=pSAZuaGEnaI

 

ANALISTAS DE ESPORTES

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA 1 - ALONGAMENTO