CAPACIDADES MOTORAS NO TÊNIS DE MESA

 


Segundo TENGUAN (2006), “as capacidades motoras no tênis de mesa são: velocidade de reação, velocidade de movimento, orientação espacial, potência e resistência de potência”.

Velocidade

Sabemos que a velocidade dentro do tênis de mesa é de suma importância, pois relativamente, ela assume o papel de decidir o ponto ou disputá-lo insistentemente com maior precisão. Com uma velocidade bem treinada, o jogador pode associá-la aos efeitos de jogo.

Velocidade de reação

No tênis de mesa a velocidade de reação é um componente muito importante, pois é uma capacidade muito exigida do mesatenista, porque desde o início do rally o jogador se prepara para a recepção não se tem idéia se a bola virá longa, curta, com ou sem efeito, tornando o tempo de reação aliado à técnica fundamental para o desfecho da disputa.

Velocidade de movimento

Para TENGUAN (2006), “velocidade de movimento pode ser entendida como a capacidade de realizar movimentos únicos, acíclicos, com máxima velocidade contra pequenas resistências”.

Orientação espacial

O tênis de mesa é um esporte em que o atleta realiza muitos deslocamentos, transferindo o peso do corpo de uma perna para a outra com rotações do tronco, exigindo não somente muito equilíbrio, mas também uma grande percepção de tempo e espaço.
Segundo WEINECK (2003), “a capacidade de orientação espacial baseia-se sobretudo nos componentes coordenativos da capacidade de diferenciação cinestésica, da capacidade de orientação espacial e da capacidade de equilíbrio”.

Potência

Potência é compreendida como a capacidade do sistema
neuromuscular de movimentar o corpo, braços e pernas com velocidade máxima contra determinada resistência (WEINECK, 2003).
No tênis de mesa faz-se necessária à potência para o desenvolvimento de quase todos os movimentos dentro de uma disputa de ponto, tanto nos deslocamentos, mas também nos golpes a força aliada à máxima velocidade que se tem que imprimir a bola (TENGUAM e TRICOLI, 2006).



Abraços


Analistas de Esportes




Fonte: http://educacaofisicanamente.blogspot.com/2011/08/tenis-de-mesa.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA 1 - ALONGAMENTO