NATAÇÃO E POLO AQUÁTICO

Boa tarde! Espero que estejam todos bem.

Hoje para os amantes de natação, vamos falar um pouco sobre um esporte praticado em piscinas, que é fundamental saber nadar: Polo aquático.



O polo aquático é um esporte de confronto entre duas equipes. O objetivo é fazer o maior número de gols no adversário, utilizando as mãos. Muito parecido com o Handebol, só que praticado na água. É disputado em Jogos Olímpicos desde 1900. Sobre as regras, oficialmente, as competições são disputadas em piscinas de dimensões variáveis: a largura deve medir entre dez e vinte metros; o comprimento deve medir entre 20 e 30 metros, e a profundidade mínima deve ser de dois metros. A duração de uma partida é de quatro tempos de sete minutos cada.

As duas equipes são formadas por sete jogadores cada, os quais não podem pegar a bola com as duas mãos ao mesmo tempo (com exceção do goleiro) e nem afundar a bola para impedir o adversário de roubá-la. A diferenciação entre os jogadores de cada equipe ocorre por meio da cor da touca, que deve ser distinta entre os times. Mais uma vez os goleiros são exceções: ambos usam toucas de cor vermelha. Além disso, deve-se frisar que, embora o contato físico seja constante, bater, empurrar e chutar os adversários são atitudes proibidas. A condução da bola deve ser feita sempre com uma das mãos ou com os braços. Cada jogada deve ser realizada em até vinte e quatro segundos.

Pela profundidade obrigatória da piscina, e para se deslocar melhor durante o jogo, é muito importante os atletas dominarem a arte de nadar. Mais um bom motivo para incentivar a prática da natação e ampliar as possibilidades dentro da piscina.

Cuidem-se!

Fonte:

https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/polo-aquatico.htm

ANALISTAS DE ESPORTES

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA 1 - ALONGAMENTO