Respiração: nado crawl

 Respiração no nado crawl

O nado crawl – também chamado de nado livre – é muito famoso e praticado nas aulas de natação. Nele, o rosto fica dentro d’água, direcionado para o fundo, e sai de forma alternada às braçadas para as respirações. É preciso, então, girar a cabeça para o lado.

Aí vem a pergunta: como posso melhorar a respiração no nado crawl? Primeiro de tudo é ter precisão nos movimentos. Isso vale para braços, pernas e também cabeça. Assim, o esforço feito na água fica dentro do planejado, e não é preciso dar um ganho depois – ocasionando mais cansaço e necessidade de emergir.

No estilo crawl, quando o nadador consegue fazer uma respiração bilateral (nos dois lados, como a gente comentou antes), ele vai “pegar ar” sempre em um intervalo ímpar de braçadas. Na unilateral, vai ser em um número par: de duas em duas, de quatro em quatro e assim por diante.

Alguma exercícios educativos ajudam a melhorar a respiração no nado crawl, como por exemplo, tentar fazer uma sequência de respirações, mesmo estando parado na piscina. Apenas repetindo a ação de rotação do pescoço para o lado oposto ao braço que está saindo d’água, ganha-se mais precisão na respiração.

Até breve! Use máscara!

Fonte: www.medinas.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA 1 - ALONGAMENTO