Relação atividade física x saúde mental

 


Você já sentiu uma vontade enorme de mexer o corpo? Em algum momento de sua rotina diária, seu corpo já se sentiu cansado, como se precisasse de uma injeção de energia para funcionar? Mesmo que você não tenha feito nenhum esforço físico, seus músculos parecem cansados. 

Isso acontece porque até mesmo o sedentarismo e as posições que fazemos diariamente (muito tempo sentado em um escritório ou em pé no trabalho, por exemplo) são cansativas. O nosso próprio organismo clama por algum tipo de movimento.

Esse comando, na verdade, pode estar vindo do cérebro para que você reequilibre a produção de serotonina, dopamina e endorfina.

Quando em desequilíbrio, esses hormônios podem levar a transtornos mentais, especialmente à depressão. A atividade física para saúde mental torna-se, então, um desejo do próprio organismo para aliviar o mau humor, a indisposição e o mal-estar.

Um estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard descobriu que apenas 15 minutos de caminhada ao dia reduzem os riscos de depressão em 26%.

Além disso, exercícios físicos são extremamente eficazes para tratar depressão leve e moderada sem o auxílio de medicamentos psiquiátricos

A atividade física, diferente do exercício físico, é caracterizada por qualquer movimento corporal que fazemos. Os simples atos de sentar, levantar, andar, subir escadas, carregar objetos cabem nessa definição. 

Por isso, você não precisa ser adepto dos exercícios físicos, que são planejados para garantir algum efeito em nosso corpo, para movimentar-se.

Atividades aeróbicas, como dançar, caminhar, pedalar e correr, já são suficientes para criar um estilo de vida mais saudável

 

Fonte: https://www.vittude.com/


Analistas de Esportes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA 1 - ALONGAMENTO